Cuidando das lentes de contato

Cuidados e dicas

 


 

Saiba como colocar lentes de contato gelatinosas corretamente

O primeiro ato antes de tocar nas lentes, deve sempre ser: lavar muito bem as mãos. Na hora de retirar a lente da embalagem, use a ponta do dedo indicador. E tenha certeza de que a lente está limpa, úmida, sem defeitos ou sinais de ruptura. Lentes gelatinosas podem inverter durante o manuseio. Antes de colocar, verifique se a lente não está do avesso. Caso as bordas estejam viradas para fora, a lente está invertida. Assim, coloque-a na palma da mão e vire-a para o lado correto. A posição correta é com a lente côncava, com as bordas viradas para cima. Para posicionar a lente no olho, primeiro coloque-a na ponta do dedo médio da mesma mão. Puxe a pálpebra inferior e empurre a lente ligeiramente para baixo. Em seguida, erga a pálpebra superior com o dedo médio da outra mão. Posicione a lente no olho, solte suavemente as pálpebras e pisque. Repita os passos anteriores com a outra lente.


Dica: Caso sinta necessidade de reumidificar suas lentes de contato, aplique uma ou duas gotas em cada olho da solução humidificante indicada para esta finalidade, e caso você perceba irritação ou constante necessidade de reumidificar suas lentes, consulte um oftalmologista.

Voltar

 

Aprenda como limpar lentes gelatinosas e garantir uma visão saudável

É indispensável a correta limpeza da lente de contato, não só para prolongar a vida útil do produto, mas para manter sua visão em perfeitas condições. Este procedimento deixa a lente livre de bactérias, microorganismos, muco e outras impurezas. E deve ser realizado antes de colocar a lente e no momento em que ela for retirada do olho. Veja como fazer: Lave bem as mãos antes de manusear as lentes, mas não use sabonete com hidratante. Coloque a lente do olho direito na palma da mão e aplique algumas gotas de uma solução de limpeza multiproposito ou soro fisiológico de boa qualidade. Com o dedo indicador da outra mão, friccione a lente em ambos os lados, com movimentos delicados para frente e para trás, para a esquerda e para a direita. Enxágue a lente novamente com a solução de limpeza até que fique livre de resíduos. Repita o procedimento com a lente do olho esquerdo.


Dica: Ao guardar suas lentes use estojo apropriado, sempre fechadas, durante todo o período em que não estiverem em uso. E devem ser armazenadas imersas em solução de limpeza recomendada pelo especialista. Não se esqueça de enxaguar a lente toda a vez que usá-la e também descartar a solução de limpeza que estiver no estojo. Lembre-se sempre: lentes gelatinosas não podem ser limpas por métodos de desinfecção térmica.

Voltar

 

Algumas dicas de conservação - Lentes Rígidas Gás Permeáveis

Para que suas lentes tenham o melhor desempenho possível, é importante que você siga as instruções abaixo.

Limpeza e assepsia

Lave bem as mãos antes de manusear as lentes. Estabeleça uma sequência: primeiro limpe a lente do olho direito, depois a do olho esquerdo. Retire as lentes do estojo, uma de cada vez, segure entre os dedos indicador, médio e polegar e aplique algumas gotas da solução limpadora recomendada para suas lentes, aplique na superfície da lente, friccione com movimentos circulares. Importante: São distintos os produtos recomendados para lentes rígidas e lentes de contato híbridas ou gelatinosas. O tempo mínimo recomendado para a fricção é de 30 segundos. Enxágue a lente com solução multiuso até retirar totalmente a solução limpadora. Coloque a lente úmida no olho. Umedeça a ponta dos dedos cada vez que pegar as lentes. Isso facilita o manuseio.

Voltar

 

Recomendações gerais

  • Use somente soluções de limpeza indicadas para lentes de contato Gás, Híbridas.
  • Use somente soluções novas, não reutilize soluções de limpeza.
  • Troque diariamente a solução usada no estojo para conservação das lentes.
  • Não use saliva, água de torneira, soluções salinas caseiras ou qualquer outra substância além da indicada especialmente para seu tipo de lente.
  • Nunca esfregue os olhos quando estiver usando as lentes.
  • Não use produtos químicos, como álcool, éter ou detergentes em suas lentes de contato, sob risco de provocar danos irreversíveis às mesmas.
  • O estojo das lentes deve ser regularmente substituído.
  • Lave o estojo diariamente em água corrente, e deixe-o secar ao ar livre.
  • As lentes de contato gás permeáveis deverão ser mantidas em solução conservadora e em estojo apropriado sempre que não estiverem em uso.
  • Não tente dobrar suas lentes, sob risco de quebrá-las.
  • Se as lentes caírem no chão deverão ser suspensas com os dedos umedecidos e nunca arrastadas.
  • Estojos inadequados às suas lentes podem provocar danos irreversíveis às mesmas.
  • O tempo de uso de suas lentes deverá ser determinado por seu especialista.
  • Enxágue as lentes todas as vezes que for usá-las.
  • Não use lentes de contato para nadar sem orientação de seu especialista.
  • Quando estiver com suas lentes, feche os olhos ao utilizar produtos em aerosol, como fixadores de cabelo, por exemplo.
  • Nunca use métodos de desinfecção térmica nas lentes rígidas gás permeáveis. Seu especialista deverá indicar o produto adequado.
  • As lentes devem ser limpas e desinfetadas todas as vezes que forem removidas dos olhos.
  • A limpeza é necessária para remover as impurezas da superfície da lente. A desinfecção é necessária para matar os microorganismos. Um procedimento não substitui o outro.
  • Durante o uso das lentes, caso ocorra qualquer sensação de desconforto, retire-as e procure seu especialista imediatamente.

Voltar